Às margens do rio Reno, e cortada pelo L’ill, Estrasburgo é a sede do Conselho da Europa e do Parlamento Europeu. É natural, portanto, que esteja sempre movimentada com convenções internacionais e que seja bem mais cosmopolita do que se espera para uma cidade de 270 mil habitantes no leste da França (quase na fronteira com a Alemanha). Para quem a visita de férias, no entanto, o que interessa é que, além de ser a porta de entrada francesa para a Floresta Negra alemã, Estrasburgo é uma cidade charmosa e impecável, que convida a passeios descompromissados por bairros como o Petite France e longas refeições em restaurantes que servem o melhor da rica cozinha da Alsácia (com forte influência alemã). A cidade fica a 490 quilômetros de Paris, mas o trajeto demora apenas 2h20 com o TGV (o trem-bala francês). A seguir, dicas para passar uma tarde perfeita por lá:
12h – Café com estilo
Comece a tarde com um brunch num dos clássicos cafés de Estrasburgo. Cheio de personalidade, e com jetinho de casa de boneca, o Au Fond du Jardin é decorado com cortinas florais e anjinhos barrocos, e serve os quitutes em porcelanas delicadas, pintadas à mão. Os docinhos são incríveis.
14h – Banho de arte
O museu de arte moderna e contemporânea –Museu d’Art Moderne et Contemporain de la Ville – é um dos mais respeitados do país em sua categoria. Inaugurado em 1998, o edifício, às margens do rio L’ill, foi projetado pelo arquiteto Adrien Fainsilber (que também desenhou a Cité des Sciences, no Parque La Villette, em Paris). Cheio de transparências, que permitem enxergar através das salas e dos andares, ele tem obras do dadaísta Hans-Jean Arp, que viveu na cidade, e de grandes nomes como Georges Braque (co-fundador do cubismo, ao lado de Picasso) e o impressionista Claude Monet. Os andares superiores abrigam a coleção de arte contemporânea.
16h – Por dentro da Notre-Dame
A grande atração de Estrasburgo é a sua catedral de Notre Dame. Construída entre 1015 e 1439, ela é considera uma obra-prima da arquitetura gótica. Sua torre avermelhada alcança impressionantes 142 metros de altura, marcando o skyline do centro. Em seu interior, chama a atenção o magnífico relógio astronômico de 1838 – a cada 15 minutos, as badaladas são protagonizadas por bonecos (nas horas cheias, quem aparece é uma caveirinha que representa a morte).
17h – Petite France Parte
A parte mais bonitinha de Vieux Strasbourg (Velha Estrasburgo) é Petite France, onde os casarões dos séculos 16 e 17 se debruçam sobre o rio L’ill. Caminhando pelo bairro você verá graciosas pontes cobertas e quatro torres do século 14, que faziam parte da muralha que cercava a cidade. Além de bater perna, também dá para fazer um passeio de barco com o Batorama, que dura 1h10 e tem saídas frequentes.
Fonte: Nossa parceia MMTGapnet.
Veja no mapa os pontos de interesse na cidade!
Ola,
ResponderExcluirchamo-me noemia,
Nos somos One City Tours: http://www.onecity-tours.com/
Propusemos visitas accompanhadas da cidade Estrasburgo por cima de um Segway.
é uma forma lùdica de descobrir os encantos de uma cidade historica como Estrasburgo.
Nos propusemos difeverços tipos de passeios .
Nos gostariamos de entrar em contato com você!
Aqui esta os nosso contatos:info@onecity-tours.com , jaizimin@hotmail.fr