#aquelasuaviagem

#aquelasuaviagem

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Belo passeio em Chartres


A magnífica fachada da catedral
Ainda que nunca falte o que ver em Paris, vale a pena reservar um dia para conhecer uma das joias dos arredores da capital Francesa. A 90 quilômetros a sudoeste da cidade, Chartres é conhecida por sua catedral. Considerada por muitos especialistas como a mais bonita e completa igreja gótica da França (e uma das mais belas e harmônicas de toda a Europa), ela definitivamente vale a visita. O passeio pode ser conjugado com visitas aos castelos do Vale do Loire, já que Chartres está na metade do caminho. A seguir, as dicas perfeitas para uma manhã por lá:
8h – Vá de trem
Pegue o trem direto para Chartres na estação de Montparnasse, no sul de Paris. A passagem custa € 16 por trecho e a viagem demora uma hora. Você pode consultar os horários exatos e comprar os bilhetes no site da SNCF. 
10h – Direto ao assunto

Detalhe dos vitrais que colorem o interior
Listada como Patrimônio da Humanidade da Unesco, a Catedral de Chartres começou a ser construída em 1145. Segundo os entendidos, ela é o ponto mais alto do estilo gótico na França, tendo como uma de suas características mais impressionantes a vasta nave com arcos ogivais. Há 3500 estátuas espalhadas pela igreja e 2600 metros quadrados de vitrais coloridos (originais do século 13!) distribuídos por 176 janelões. Permeados pela luz do sol, eles conferem um ambiente místico ao interior do edifício.
10h30 – Tour guiado
Para saber mais sobre a história e os detalhes da arquitetura do lugar, faça o tour guiado das 10h30. O passeio dura 1h30 e o bilhete custa € 6h30. Durante a visita, o guia explica passagens interessantes da história de Chartres e fala sobre a arquitetura, as esculturas, os vitrais e o labirinto estampado em seu piso, repleto de simbologia.
12h30 – Passeio no centro histórico

O simpático centro histórico de Chartres
A igreja é, sem dúvida, a grande atração da cidade. Mas vale aproveitar a viagem para flanar pelas charmosas ruelas medievais do centro antigo e suas grandes praças.
13h30 – Almoço à francesa
Antes de pegar o trem de volta a Paris, almoce no Les Feuillantines, um dos favoritos locais, em pleno centro histórico, a poucos metros da catedral. Apesar de estar num lugar tão turístico, serve deliciosos clássicos franceses e tem menus de preço fixo acessíveis.
Fonte: Nossa parceira MMTGapnet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário