O passaporte eletrônico brasileiro sofreu algumas alterações importantes este mês. Quem solicitou o documento a partir do dia 6 de julho de 2015 já o receberá no novo formato. Muita gente ficou com dúvidas sobre o que mudou. Reunimos tudo o que você precisa saber a respeito, neste post.
Data de validade e taxa de pagamento
Essas são as duas principais mudanças do novo passaporte. A validade dobrou, passando de cinco para dez anos. Apesar disso, o número de páginas para vistos e carimbos continua o mesmo. A taxa de pagamento também ficou maior: foi de R$ 156,07 para R$ 257,25. Se o viajante solicitou o passaporte a partir do dia 6 de julho, ele receberá o novo, mesmo que tenha pago a taxa anterior.
Como o documento terá uma validade maior, a segurança também foi reforçada. Um novo padrão de criptografia de curvas na assinatura digital foi adotado, o que torna mais segura a leitura dos dados gravados no chip do passaporte.
A capa ganhou uma imagem com cinco estrelas (o Cruzeiro do Sul) e as contracapas, uma nova marca d’água, que não pode ser vista a olho nu, mas ajuda a evitar fraudes. Com essas modificações, o Brasil passa a integrar o Diretório de Chaves Públicas (PKD – Public Key Directory) da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), o que poderá agilizar o controle de imigração na entrada em outros países.
Não é preciso trocar o seu antes da validade expirar
Apesar das mudanças no passaporte, o processo para consegui-lo continua o mesmo, por meio do site da Polícia Federal . O viajante pode esperar até a data de expiração de seu passaporte antes de pedir o novo – lembrando que o departamento de imigração de alguns países exige uma validade de no mínimo seis meses para a entrada. Com a renovação, todas as páginas do anterior são canceladas, com exceção daquelas com visto vigente. Nesse caso, é preciso carregar os dois passaportes em uma viagem.
Menores de 18 anos
O passaporte com validade de dez anos só será expedido para maiores de 18 anos. Para menores de idade, a duração varia de um a cinco anos. Além disso, o novo documento pode já informar se a criança tem autorização para viajar sozinha ou com apenas um dos pais.
Fonte: Operadora parceira MMTGAPNET