Segundo o site Passageiro de Primeira, a primeira aeronave A350 das Américas deverá ser recebido pela TAM Linhas Aéreas em dezembro de 2015. Desde 2012, a companhia está se preparando para a entrada dessa aeronave inovadora em sua frota, inclusive com a formação de uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente a este projeto. Na semana passada, em um importante passo do processo, a TAM deu início, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), à certificação operacional do novo avião.
A ANAC irá analisar e validar documentos, procedimentos e exercícios práticos relacionados à operação do A350 XWB na TAM. A certificação da agência atestará a capacidade da companhia aérea em operar o A350-900 XWB de maneira segura e constitui um dos marcos mais importantes para a inclusão da aeronave na frota TAM. Foram solicitadas 27 aeronaves modelo 350-800 e 900.
Airbus A350 XWB é uma aeronave bimotor wide-body comercial de grande alcance, desenvolvida pelo fabricante europeu Airbus. O A350 será o primeiro Airbus com ambas as estruturas, fuselagem e asas, feitas primariamente de polímeros reforçados com fibra de carbono. Na combinação de assentos de três classes, terá uma capacidade de 270 a 350 passageiros, dependendo do modelo.
O A350 nasceu de uma derivação do A330 com poucas mudanças, para competir com o Boeing 787 e o seu irmão maior, o Boeing 777, mas foi unanimemente rejeitado pelos seus possíveis compradores. A Airbus foi forçada a redesenhar o projeto inicial, mas as companhias aéreas exprimiram desejos de uma reformulação completa. A proposta incorpora mudanças significativas: a Airbus afirma que será mais eficiente em termos de consumo de combustível e custo operacional, até 8% menor que o Boeing 787. O A350 redesenhado foi comercializado pela fabricante como A350 XWB, significando Extra Wide Body (cabine extra larga). Qatar Airways, o primeiro cliente, comprou um total de 80 aeronaves nos três modelos disponíveis. Os custos de desenvolvimentos previstos ascendem a €12 bilhões (US$15 bilhões).
XWB - Xtra Wide Body
Na sequência das críticas que o projecto inicial do A350 sofreu, em meados de 2006 a Airbus reviu todo o projeto. O novo A350 estava a tornar-se cada vez mais um concorrente ao Boeing 777 e às versões -8 e -9 do Boeing 787. Possui uma maior fuselagem da secção transversal, capaz de acomodar 10 passageiros por fila na classe econômica. O A330 bem como os anteriores projetos do A350 apenas acomodariam 8 passageiros por fila em configuração normal. O Boeing 787 pode acomodar 8 a 10 passageiros por fila, enquanto o Boeing 777 pode acomodar 9 ou 10. Do ponto de vista do passageiro, a cabine do A350 é 12 cm mais ampla do que a do seu concorrente Boeing 787, e 25 cm mais restrita do que a do seu outro concorrente Boeing 777. Todos os modelos do A350 possuem um alcance de pelo menos 8 000 milhas náuticas (15 000 km).
Houve alguma especulação sobre como seria apelidada esta revisão do A350. Este chegou a ser apelidado de A370 e até mesmo A280, contudo a 17 de Julho de 2006 no Show Aéreo Internacional de Farnborough, realizado na cidade inglesa, a Airbus apresentou um novo avião totalmente reformulado e anunciou que este seria apelidado de A350 XWB (Xtra-Wide-Body). A Airbus conseguiu a sua primeira encomenda, do redesenhado A350, quatro dias depois da sua apresentação. Esta encomenda partiu da Singapore Airlines que anunciou a compra de vinte A350 XWB, com opção de compra de mais vinte unidades. O CEO desta companhia aérea, Chew Choon Seng, afirmou que "é reconfortante a Airbus ter ouvido as companhias aéreas e ter apresentado o totalmente reformulado A350 XWB". Nos finais de 2006, a decisão do lançamento formal foi adiada na sequência de atrasos do Airbus A380.
Operadores brasileiros
No Brasil o A350 será operado na versão -900 pelas companhias TAM (27 unidades), Avianca Brasil (dez unidades) e Azul (cinco unidades). Após as primeiras entregas à TAM em 2015, em 2016 chegam as aeronaves da Avianca e em 2017 é a vez da Azul receber suas aeronaves.
Especificações técnicas
A350-800 | A350-900 | A350-1000 | |
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Comprimento: | 60.5 m | 66.8 m | 73.8 m |
Altura: | 17.0 m | 16.7 m | |
Envergadura: | 61 m | 61 m | 64 m |
Secção: | 5,94 m | 5,94 m | 5,94 m |
Assentos: | 270/312 - 3 classes / 2 classes | 314/366 - 3 classes / 2 classes | 350/412 - 3 classes / 2 classes |
MTOW | 259t | 268t | 308t |
Carga: | 26 LD3 | 36 LD3 | 44 LD3 |
Motores (x2): | RR Trent XWB | RR Trent XWB | RR Trent XWB |
Velocidade de cruzeiro: | 903 km/h (mach 0.85) | 903 km/h (mach 0.85) | 903 km/h (mach 0.85) |
Velocidade Máxima | 945 km/h (mach 0.89) | 945 km/h (mach 0.89) | 945 km/h (mach 0.89) |
Autonomia: | 15,400 km | 15,000 km | 14,800 km |
Combustivel: | 129,000 l | 138,000 l | 156,000 l |
Entrada em servico: | 2014 | 2013 | 2015 |
Fonte: Passageiro de Primeira, Airbus, Wikipédia
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