#aquelasuaviagem

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segunda-feira, 16 de março de 2015

A350 promete chegar ao Brasil em 2015

Segundo o site Passageiro de Primeira, a primeira aeronave A350 das Américas deverá ser recebido pela TAM Linhas Aéreas em dezembro de 2015. Desde 2012, a companhia está se preparando para a entrada dessa aeronave inovadora em sua frota, inclusive com a formação de uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente a este projeto. Na semana passada, em um importante passo do processo, a TAM deu início, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), à certificação operacional do novo avião.
A ANAC irá analisar e validar documentos, procedimentos e exercícios práticos relacionados à operação do A350 XWB na TAM. A certificação da agência atestará a capacidade da companhia aérea em operar o A350-900 XWB de maneira segura e constitui um dos marcos mais importantes para a inclusão da aeronave na frota TAM. Foram solicitadas 27 aeronaves modelo 350-800 e 900.
Airbus A350 XWB é uma aeronave bimotor wide-body comercial de grande alcance, desenvolvida pelo fabricante europeu Airbus. O A350 será o primeiro Airbus com ambas as estruturas, fuselagem e asas, feitas primariamente de polímeros reforçados com fibra de carbono. Na combinação de assentos de três classes, terá uma capacidade de 270 a 350 passageiros, dependendo do modelo.
O A350 nasceu de uma derivação do A330 com poucas mudanças, para competir com o Boeing 787 e o seu irmão maior, o Boeing 777, mas foi unanimemente rejeitado pelos seus possíveis compradores. A Airbus foi forçada a redesenhar o projeto inicial, mas as companhias aéreas exprimiram desejos de uma reformulação completa. A proposta incorpora mudanças significativas: a Airbus afirma que será mais eficiente em termos de consumo de combustível e custo operacional, até 8% menor que o Boeing 787.  O A350 redesenhado foi comercializado pela fabricante como A350 XWB, significando Extra Wide Body (cabine extra larga). Qatar Airways, o primeiro cliente, comprou um total de 80 aeronaves nos três modelos disponíveis.  Os custos de desenvolvimentos previstos ascendem a 12 bilhões (US$15 bilhões). 

XWB - Xtra Wide Body

Na sequência das críticas que o projecto inicial do A350 sofreu, em meados de 2006 a Airbus reviu todo o projeto. O novo A350 estava a tornar-se cada vez mais um concorrente ao Boeing 777 e às versões -8 e -9 do Boeing 787. Possui uma maior fuselagem da secção transversal, capaz de acomodar 10 passageiros por fila na classe econômica. O A330 bem como os anteriores projetos do A350 apenas acomodariam 8 passageiros por fila em configuração normal. O Boeing 787 pode acomodar 8 a 10 passageiros por fila, enquanto o Boeing 777 pode acomodar 9 ou 10. Do ponto de vista do passageiro, a cabine do A350 é 12 cm mais ampla do que a do seu concorrente Boeing 787, e 25 cm mais restrita do que a do seu outro concorrente Boeing 777. Todos os modelos do A350 possuem um alcance de pelo menos 8 000 milhas náuticas (15 000 km).
Houve alguma especulação sobre como seria apelidada esta revisão do A350. Este chegou a ser apelidado de A370 e até mesmo A280, contudo a 17 de Julho de 2006 no Show Aéreo Internacional de Farnborough, realizado na cidade inglesa, a Airbus apresentou um novo avião totalmente reformulado e anunciou que este seria apelidado de A350 XWB (Xtra-Wide-Body). A Airbus conseguiu a sua primeira encomenda, do redesenhado A350, quatro dias depois da sua apresentação. Esta encomenda partiu da Singapore Airlines que anunciou a compra de vinte A350 XWB, com opção de compra de mais vinte unidades. O CEO desta companhia aérea, Chew Choon Seng, afirmou que "é reconfortante a Airbus ter ouvido as companhias aéreas e ter apresentado o totalmente reformulado A350 XWB". Nos finais de 2006, a decisão do lançamento formal foi adiada na sequência de atrasos do Airbus A380.

Operadores brasileiros

No Brasil o A350 será operado na versão -900 pelas companhias TAM (27 unidades), Avianca Brasil (dez unidades) e Azul (cinco unidades). Após as primeiras entregas à TAM em 2015, em 2016 chegam as aeronaves da Avianca e em 2017 é a vez da Azul receber suas aeronaves.

Especificações técnicas

A350-800A350-900A350-1000
Comprimento:60.5 m66.8 m73.8 m
Altura:17.0 m16.7 m
Envergadura:61 m61 m64 m
Secção:5,94 m5,94 m5,94 m
Assentos:270/312 - 3 classes / 2 classes314/366 - 3 classes / 2 classes350/412 - 3 classes / 2 classes
MTOW259t268t308t
Carga:26 LD336 LD344 LD3
Motores (x2):RR Trent XWBRR Trent XWBRR Trent XWB
Velocidade de cruzeiro:903 km/h (mach 0.85)903 km/h (mach 0.85)903 km/h (mach 0.85)
Velocidade Máxima945 km/h (mach 0.89)945 km/h (mach 0.89)945 km/h (mach 0.89)
Autonomia:15,400 km15,000 km14,800 km
Combustivel:129,000 l138,000 l156,000 l
Entrada em servico:201420132015

Fonte: Passageiro de Primeira, Airbus, Wikipédia

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