Com a intenção de visitar nossos amigos em Bangkok, começamos a procurar opções entre os membros da Star Alliance, pois teria 240 mil pontos para utilizar em voos. Inúmeras pesquisas feitas via ANA All Nippon Airways que nos permite verificar a disponibilidade de trechos dos membros da Star Alliance em cada classe. Em todos os casos, o trecho não comportaria a viagem total na mesma classe. Haveria um dos trechos em econômica. O que não faria sentido, pois os pontos seriam gastos totalmente em como se toda a viagem fosse em executiva.
Atento à promoções de viagem, pensamos em partir a viagem, pagando parte dela a um destino intermediário, seguindo de executiva até Bangkok. Primeira opção de destino intermediário: Paris. Primeira opção de companhia aérea: Thai.
A Thai Airways é a principal companhia aérea da Tailândia e tem como base principal o aeroporto Suvarnabhumi (BKK), em Bangkok. De lá ela voa para 75 destinos em 35 países com uma frota de 90 aviões. Recentemente passou a contar com Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo que se destina à Europa. Pronto. O voo Paris Bangkok usa essa aeronave, comportando 505 passageiros!
Conseguimos a compra de Vitória (VIX) a Paris (CDG) via TAM por um preço excelente, classe econômica, nos novos aviões Boing 777 Tam para Europa. Também queria verificar se haveria mudança entre o anterior A330 usado pela empresa. Optamos por permanecer em Paris por 2 dias, permitindo atrasos na chegada. Os bilhetes para BKK foram reservados por pontos e não estariam vinculados à primeira reserva. Foram usados 240 mil pontos para o casal, reservado pelo call center da TAM no Brasil.
Voo TAM sem emoções, serviço de bordo regular, espaço interno B777 não muito maior que os antigos A330. Ou seja, voar para Europa pela TAM continua sendo segunda opção, uma vez que Lufthansa está em primeiro lugar nos nossos sabores e coração.
Como se tratava de viagem de novas experiências, testamos hospedagem em Paris via Hotwire. Esse site permite a escolha de hotel por estrelas e região, fornecendo nome e endereço após pagamento. Escolhemos proximidade com Torre Eiffel, 4 estrelas. Infelizmente o site não apresenta as vantagens que oferece nos EUA. Hotel 4 estrelas padrão europeu: Mal localizado, quartos pequenos, café da manhã não incluso e ao preço exorbitante de 30 Euros por pessoa. Mas como se trava de curto prazo e a lista de afazeres em Paris era longa, seria impossível não aproveitar.
Vamos ao relato do voo
Thai 931
Paris (CDG) – Bangkok (BKK)
Depart: 1:30 PM Nov 5
Arrive: 6:30 AM Nov 6
Duration: 11hr
Aircraft: Airbus A380
Seat: 15K Royal Silk Class
Programação inicial incluiriam todos os serviços... Check in realizado no Terminal 1, exclusivo Business, sem fila e com simpatia franca do atendente. Assentos já previamente reservados, recebemos o voucher para acesso à Sala VIP Star Alliance e acesso fast para passagem na Douane Française.
No mapa dos assentos, todo primeira andar é reservado para classe econômica. Segundo andar tem 12 assentos First na frente, 60 Business e mais assentos da econômica no fundo, com fileira 83!
À entrada do lounge, o descritivo de todas as companhias parceiras. Acesso rápido e sem frescura, bastando apenas a entrega do voucher.
Café da manhã tomado com pompa e circunstância, com direito a aperitivo, uma vez que o combinado era aproveitar cada segundo! Wifi gratuito, banheiro com duchas, jornais e revistas de boa parte do mundo. Espaço proveitoso para aguardar a entrada na aeronave sem estresse.
Voucher fast pass daria direito a entrada em fila específica na esteira de bagagens de mão, mas pode ser interessante em períodos de grande fluxo de passageiros. Chegamos após o anúncio do embarque que se deu sem confusão, pois o andar de cima da aeronave tinha acesso próprio.
Tomado de emoção, chegamos aos assentos. A escolha se deu em locais separados para que pudessemos ter acesso às janelas. O voo seria diurno pela Europa, passando pela Rússia e Oriente Médio.
Espaço para guarda de objetos ao lado do assento, porta sapatos abaixo da tela e local para esticar as pernas, pois poltrona se transforma em flat bed, montando uma cama em 180 graus.
À entrada, servido Champagne Piper Heidsieck Brut e aperitivos: brochette de frango com amendoim e molho agridoce.
O aperitivo escolhido foi o Mekhong Thai Sabai, preparado à beira do assento pela Thai girl. Disponível 3 vinhos brancos e 4 tintos franceses, Escolhi dois que foram degustados e harmonizados com o almoço: Côtes de Nuits - Villages e Chateau de Barbe Blanche.
Entrada a postos, iniciado almoço degustado lentamente...
Entrada: Jambon Serrano, Mayonnaise au Ketchup, duo de salmão com legumes
Prato principal: Agneau au Croute
Sobremesa: prato de queijos e frutas sortidas regados com Vinho do Porto.
Duo de Café com Cognac Camus X.O.
Finalizando com Gateau de manga e maracujá
Espaço interno suficiente para uma caminhada e proveito do deck destinado aos passageiros da classe executiva.
Na volta, preparando para filmes com o fone noise reduction perfeito da Boose para novas emoções...
Com voo de 11 horas de duração e 6 horas de fuso horário da Europa, a segunda refeição foi servida como café da manhã.
Experiência que valeu cada milha e ponto resgatado! Em outro post, falaremos do aeroporto de Bkk.